15 de julho de 2014

O revolucionário recurso do Season Pass

   Mesmo com o catálogo do Netflix brasileiro expandindo imensamente nos últimos meses (como eu falei em um post aqui), muitos que assistem séries em sites de streaming, costumam ter o mesmo problema que eu já tive diversas vezes: o Netflix só disponibiliza poucas temporadas da maioria das séries, e demora demais para se atualizar e colocar os novos episódios online. Portanto, era preciso procurar um outro meio, e é por isso que eu decidi escrever sobre o revolucionário recurso da iTunes, o Season Pass.


   Para quem não sabe, a Apple, desde 2001, vem evoluindo o iTunes (se você não sabe o que é, pesquise), e com o tempo, o desenvolvimento da iTunes Store foi disponibilizando novas features que nos permitiam comprar e alugar filmes e episódios de séries de TV. Só com esse recurso, a iTunes já revolucionou a indústria cinematográfica, tirando completamente a função das locadoras de DVDs, CDs e etc., afinal, para que ir até um lugar se eu posso alugar e assistir na minha própria casa?

   Conforme o tempo foi passando, e os serviços de streaming começaram a ganhar grande popularidade – primeiro nos EUA, e depois ao redor do mundo – a Apple se viu no dever de continuar inovando (como dizia o mestre Steve Jobs) e começou a disponibilizar diversas novas opções na hora de se adquirir esse tipo de conteúdo: escolha entre HD ou definição normal (standard), por um preço diferente, aluguel de um só episódio de TV por vez, entre outros.

   E então, recentemente, alguém dentro da Apple pensou: e se os amantes de determinada série pudessem adquirir todos os episódios de uma certa temporada antes que estes fossem lançados? E foi o que aconteceu. A iTunes Store americana oficialmente introduziu o Season Pass, recurso que permitiria a compra de uma temporada inteira (HD ou SD*), e conforme os episódios fossem lançados, estes seriam baixados automaticamente para a livraria do cliente. Além disso, os episódios (nos EUA) costumam ser disponibilizados no iTunes dois, três dias após o lançamento na televisão, portanto o tempo de espera é mínimo. É como uma pré-venda de um filme, livro, game ou CD, porém com uma temporada de TV e online. Bem pensado, não?

   Poucos sites dão devido reconhecimento para o lançamento do recurso da iTunes Store, e portanto achei interessante explicar o porque deste me impressionar tanto. Não tenho certeza se a opção já está disponível na loja da iTunes brasileira, porém se este não for o caso com certeza a feature deveria ser integrada em pouco tempo.

   Atualmente, o recurso também está disponível para podcasts: quando você inscreve a sua conta em determinado artista (de podcasts), você pode escolher a opção de baixar automaticamente quando um novo episódio for lançado na loja. A diferença é que com podcasts não é preciso efetuar nenhum pagamento.

   Experimentem o Season Pass como eu fiz com a 4a temporada de Suits (veja porque é uma série excelente) e compartilhem sua experiência comigo através dos comentários ou do meu Twitter.

* HD = alta definição (high definition); SD = definição normal (standard definition). 


   Câmbio e desligo.
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário