14 de julho de 2014

A Copa acabou e o melhor em campo foi o Twitter

   Finalmente chegamos ao final da Copa do Mundo de 2014, que teve o Brasil como sede. Certamente deixará enormes lembranças, tanto engraçadas quanto vergonhosas, mas algo que realmente fez a diferença no acompanhamento das partidas e notícias de tudo o que rolava no torneio foi a presença essencial das redes sociais, e dando destaque ao Twitter, que teve papel importantíssimo.


   É claro que muitos se utilizaram bastante do Facebook, Google+, entre outros... Mas por sua característica de sempre ser muito pontual, o Twitter foi o lar das melhores piadas, comentários, memes, fotos, notícias, e etc. Prevendo isso, a própria rede social se preparou e disponibilizou diversos novos recursos para gerar uma integração ainda melhor com o maior evento esportivo do planeta. As hashflags, que no caso representavam cada uma a torcida de uma seleção, como #BRA representava o Brasil, #ARG a Argentina, e assim vai, facilitando ainda mais a busca de tweets sobre determinadas seleções ou jogos (#BRAvsARG).

   Além disso, acho que 80% dos jogos que eu assisti nessa Copa do Mundo, na minha frente estava a TV, e nas minhas mãos sempre estava um smartphone, tablet ou laptop com algum aplicativo de streaming de tweets aberto, e eu sempre rindo e opinando sobre cada lance. Quando um jogo era extremamente chato, as piadas e memes do Twitter me divertiam, e quando o jogo era polêmico, cada lance valia a pena ler opiniões de outros ao redor do Brasil e do mundo.

   Nas ocasiões (que aconteceram com certa frequência nessa Copa do Mundo) em que os confrontos não se desencadeavam da forma esperada, com uma goleada aqui, uma zebra ali, e coisa do tipo, a surpresa dos outros é sempre interessante de acompanhar. A goleada que o Brasil tomou da Alemanha nas semi-finais (por 7 a 1) foi o evento esportivo mais comentado da história no Twitter. Não é nem preciso dizer que não faltou piada sobre a vergonhosa derrota brasileira.



   A final da Copa (hoje, dia 13/06) também foi bastante comentada, pelo fato dos grandes rivais argentinos terem uma vaga na decisão. Torcer para a Alemanha, mesmo pela rede social, foi bastante importante para a felicidade de boa parte dos brasileiros quando os alemães conquistaram o título.

   Seria mentira dizer que os desenvolvedores do Twitter não esperavam essa explosão de tweets e novos usuários na rede social durante a duração do evento esportivo. Eles até fizeram um vídeo mostrando como aproveitar ao máximo a experiência de acompanhar o campeonato mundial online. Com o final do torneio, a rede social preparou um vídeo mostrando os melhores momentos" da Copa no Twitter, e preciso dizer que ficou muito interessante. Confira:



   Bom, a Copa do Mundo de 2014 chegou ao fim, e certamente foi a primeira que as redes sociais tiveram essa imensa participação. Torcerei para que na próxima Copa o Twitter (ou algo semelhante) continue vivo, pois foi realmente muito interessante e divertido acompanhar todos os lances tanto pela TV quanto pela rede. Que venha 2018!


   Câmbio e desligo.
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário