11 de janeiro de 2014

Minha análise definitiva do PS4

   Após adquirir e utilizar o console por algum tempo, consegui "concretizar" minhas opiniões sobre o console da Sony da nova geração, e então decidi escrever um post aqui com o que eu realmente achei sobre o video-game. Diferentemente de textos com primeiras impressões, achei melhor esperar um pouco para ter uma opinião mais firme sobre o assunto, e só então colocar a mão na massa.



   Desde seu primeiro anúncio, o PlayStation 4 vem sendo bastante comentado ao redor do mundo, e, com o anúncio de seu preço abusivo no Brasil (R$ 4.000, o mais caro do mundo), este gerou ainda mais polêmica nacionalmente. Sempre foi questionado se tudo que a Sony havia prometido em suas palestras para o console, como gravação de gameplays, gráficos magníficos, velocidade de processamento velocíssima, entre outros. Era preciso testar o console você mesmo para confiar na magia por dentro da máquina, e foi exatamente o que fiz.

   Nos dias de hoje, com os geeks e nerds dominando a internet, era óbvio que muita gente iria adquirir o console nos seus primeiros dias de lançamento. A solução era certa: fui até a casa de um amigo que já tinha adquirido o console para experimentar... E me impressionei. A qualidade dos gráficos, do processamento, o modo de jogar, os controles, tudo parecia novo e fascinante para mim, e foi justamente na primeira vez que eu tomei a decisão de que precisaria comprar aquele video-game, e rápido.

   Com um esquema, consegui que outro amigo me trouxesse dos EUA, por um preço muito mais justo que o nacional. Foram duas semanas de muita diversão e poucas horas de sono, as que eu joguei no meu console pela primeira vez. Desde então, fui reparando nos detalhes, tanto bons quanto ruins da experiência de jogar no PS4.

   No começo, tudo parece extremamente rápido: a facilidade de entrar e sair do game para menu, a jogabilidade, o controle por voz, a sensibilidade dos controles, tudo parece perfeito. Depois de um tempo, as vezes é possível perceber que acontecem certos lags em downloads e modos online. Nada que uma atualização de software não resolva, mas vale comentar sobre estes. Também é preciso alertar que, para os que estavam acostumados a jogar online de graça no PlayStation 3, saibam que agora é preciso pagar uma mensalidade de assinatura na PlayStation Plus. Se não me engano, o preço de uma assinatura anual é R$ 100,00.

   Pagar para acessar conteúdos online pode ser considerada uma mudança drástica e muitas vezes uma piora para alguns, mas olhando para frente, desse jeito com certeza a Sony terá mais dinheiro para investir na qualidade tanto do conteúdo, quanto da jogabilidade e principalmente da segurança, que havia sido um ponto fraco em gerações anteriores que se utilizavam da PlayStation Network. Agora, todos podemos jogar e acessar todo o conteúdo disponível nos sentindo seguros com a presença de nossos dados "pessoais" nos servidores da Sony.

   Sobre a gravação de gameplays dentro do console em si, podemos dizer que ainda fica um pouco confuso para quem está começando agora, e um ponto que deveria melhorar na próxima atualização é o programa de edição dos vídeos capturados dentro do console. Mesmo assim, ainda acho o esquema de poder passar a gameplay para o computador uma melhor ideia, e deveria existir essa opção, sem dúvida nenhuma.

   Os controles (Dualshock 4)estão fantásticos, a sensibilidade está extremamente precisa e o toque em si está muito mais confortável que o anterior. Os botões "options" e "share" são um tanto difíceis de se acostumar no começo, mas depois se tornam extremamente fáceis e úteis. O touchpad está muito preciso também, mas ainda não é devidamente utilizado na maioria dos games já disponíveis para o console. Uma pena, mas com certeza o recurso será mais utilizado futuramente.

   O layout do meu e da PlayStation Store estão excelentes, e muito intuitivos e fáceis de navegar, e o fato de poder realizar diversos downloads no background e poder sair e entrar de um app/jogo fácil e rapidamente ajuda muito na qualidade da experiências dos gamers que já estão se utilizando do PS4.

   Para finalizar, olhando de forma geral, existem pontos que precisam ser mais investidos aqui e ali, e que com algumas atualizações, facilmente a Sony pode resolver tudo isso. Mesmo assim, o console está sensacional em quase todos os pontos, e pelo preço dos EUA e de alguns outros países, vale muito a pena ser adquirido. Com o preço salgado do Brasil, para quem pretende comprar aqui eu sugiro que espere alguns meses para que o preço abaixe um pouco, pois do jeito que está realmente não vale a pena. Para quem pretende comprar e já achou um preço justo, vai fundo, e aproveitem muito a experiência incrível que eu e mais muitos outros gamers estão tendo com o PS4.

   - Confira também a análise que o Tecmundo fez sobre o console da nova-geração:


   Espero que tenham curtido o post, deixem suas opiniões sobre o console nos comentários, e até a próxima.

   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário