15 de dezembro de 2013

Vale a pena ir a um cinema 4D no Brasil?

   O final do ano de 2013 veio repleto de grandes e esperados filmes que conseguiram trazer muita gente para os cinemas brasileiros. Dentre as algumas opções que temos ao escolhermos qual sessão comprar, como Dublado, Legendado, 3D, atualmente diversos filmes tem sido trazidos aos cinemas brasileiros em 4D. Mas a questão é, o 4D fornecido é melhor e vale mais a pena que os cinemas normais ou em 3D?


   Me deparei com essa questão durante essa semana, no momento em que estava a procura de uma sessão para assistir "O Hobbit: A Desolação de Smaug" (crítica irá ao ar nessa semana): encontrei tanto salas VIP, que no caso possuem cadeiras de couro que permitem inclinar ou não, atendimento preferencial e etc.; e uma sala 4D, que no caso tinha o preço um pouco acima da VIP. Fora nos EUA, só tive a oportunidade de assistir a um filme em 4D em um cinema brasileiro uma vez, e foi uma péssima experiência.

   Fui ao cinema sem saber o que estava por vir, afinal não achava nem justo comparar o desempenho das salas brasileiras com as americanas, justamente pelo fato destas estarem se desenvolvendo a muito mais tempo que as do nosso país. Pois bem, o que presenciei passou longe de ser uma experiência envolvente do filme. Foram 120 minutos de uma cadeira balançando muitas vezes (algumas até sem motivo) e, de 10 em 10 minutos, um jato de vento com um cheiro questionável ou uma jorrada de água atingia meu rosto.

   Nos primeiros 15 minutos, tudo é muito empolgante e etc., pois você chega no cinema pilhado e com água na boca para passar por uma experiência única, e na verdade pode até ser única, pelo fato de quem sair da sala não querer voltar mais. Atualmente, vale muito mais a pena gastar um pouco mais de dinheiro que você gastaria em uma sessão normal, em uma sessão VIP, onde você fica tão aconchegado quanto em sua casa, e é muito mais gostoso do que sentar nas cadeiras normais de cinema, do que gastar ainda mais para ficar 1 hora e meia ou mais balançando, levando água e vento sujo na cara e segurando sua pipoca, torcendo para que o filme acabe logo.

   Minha conclusão e dica final é: se você quer ter algo a mais que uma sessão normal de cinema, gaste com uma poltrona melhor, um lugar melhor, alimentos melhores e etc., e não em uma experiência que era para ser envolvente, mas acaba só sendo uma péssima sessão de 2 horas de "cinema". Se você ainda não se convenceu, vá até a sessão 4D mais próxima e experimente, e me conte a sua opinião. Por enquanto, afirmo que os cinemas brasileiros precisam investir em um 4D de verdade.


   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário