27 de novembro de 2013

Qual necessidade de Smart TVs?

   Atualmente, diversos produtos tecnológicos vem mudando bastante a cada ano, inclusive o competitivo mercado de televisões: não basta ser 3D, ter sensor visual, acessar à internet, baixar aplicativos, ter tela curva, sistema de som avançado, entre outros. Como todos os outros aparelhos tecnológicos do mercado atual, as televisões tem essa "necessidade" de sempre inventar novas funções, e isso tem sido cada vez mais inútil.



OBS: A foto é um exemplo, e não um jabá.


   Como diversos outros tech-gadgets, essa estranha "necessidade" que as empresas de televisão tem de inventar novas mudanças e funções diferentes que na verdade não tem grande papel na vida dos que se utilizam desses produtos não faz o menor sentido. Um exemplo: a finura dos aparelhos televisivos. Você já parou para se perguntar qual é a vantagem de uma televisão 5 centímetros mais fina que a outra? Quando se trata de aparelhos móveis como celulares, tablets e laptops, eu entendo plenamente a necessidade de um peso e de uma finura acessíveis para que a mobilidade, principal característica desses aparelhos, seja mais fácil. Mas você já viu alguém pegando a televisão na mão a falando "Nossa, essa está muito mais fina e leve!"?

   Também encontramos facilmente aplicativos completamente inúteis nessas televisões "inteligentes". É até aceitável a pessoa querer uma televisão com Netflix dentro, até para não ter a necessidade de comprar outro dispositivo para se utilizar somente do recurso, e além disso o Netflix está diretamente relacionado com a principal função da TV: assistir filmes, séries, e etc.

   Agora faça um exercício, imagine você entrando na sua sala e encontrando um cidadão jogando Angry Birds (sim, o game lançado originalmente para o iPhone), em uma tela de 40 polegadas! Esquisito, não? Eu mesmo já experimentei a estranha ideia de jogar o game dentro de uma loja de aparelhos como televisão em uma seção de demonstração, e a pergunta "Mas para que o cara vai querer uma coisa dessa?!" não saía da minha cabeça naquela hora, e permanece até hoje.

   Mesmo assim, muitos ainda gastam 20, 30 mil em aparelhos como esse, que como os smartphones, exercem muito mais funções que o celular foi feito para realizar: ligar e no máximo mandar sms. O mais inacreditável é o preço desses aparelhos, que se elevam a cada função inútil que ganham a cada upgrade anual. De qualquer forma, as pessoas continuam caindo nos mesmos golpes todo o ano. Já ouviram falar de alguém que compra uma smart TV nova por ano justamente por uma pequena função inútil que muda? Eu já, mas como já mencionei nesse blog antes, cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mesmo que seja uma grande babaquice.


   No final, eu até aceito as funções que tem alguma ligação com a televisão, mas aquelas que não tem absolutamente nenhum nexo, simplesmente não fazem sentido para mim. Se você está afim de jogar games na sua televisão, compre um aparelho separado que é específico para realizar bem a função, ao invés de pagar mais em uma TV que vai realizar esta de forma extremamente forreca. Afinal, a televisão só tem a necessidade de realizar a sua principal função direito, e as outras acabam ficando de segunda mão.


   Câmbio e desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário